Gastronomia

27/04/2018

Os sabores da Itália no restaurante Anna

A TV Sommelier foi conhecer o restaurante Anna. A cozinha italiana é inspirada na matriarca da família Anna Aleixo. Filha de imigrantes e neta de agricultores, ela transmitiu  suas tradições familiares e a sua paixão pela cozinha para a filha Ana Lucia Aleixo.

Ana Lucia é responsável pela elaboração do menu que tem em sua essência uma autêntica cozinha italiana artesanal. Os ingredientes – fresquíssimos – e tradições familiares  dão um sabor especial aos pratos, um ritual diário de devoção à cozinha.

O restaurante fica numa linda casa no Jardim de Alah. Aconchegante, é finamente decorado com peças garimpadas de antiquários e  remetem à Itália. A adega climatizada, com mais de 200 rótulos, fica no subsolo onde tem um salão reservado para comemorações.

Para não perder o hábito,  fomos até a cozinha de três andares, onde tudo começa.  Ana Lucia mostrou pra gente como é feito artesanalmente o garganelli. Muito parecido com o penne, o garganelli tem formato tubular, delicadamente  riscado.

Anna

Ana Lucia Aleixo, do restaurante Anna, mostrou pra TV Sommelier como é feito artesanalmente o garganelli. Muito parecido com o penne, o garganelli é uma massa que tem formato tubular, geralmente riscado. A matéria completa está no site: www.tvsommelier.com.br

Publicado por TV Sommelier em Sexta, 27 de abril de 2018

Depois de um tour pela casa,  começamos a provar o as delícias preparadas por lá. Os pães estavam quentinhos, são assados a cada 15 minutos.

Seguimos as sugestões da Ana Lucia e partimos para as entradas. A primeira, o suflê de bacalhau com polenta branca, servido com salada verde, tomate cereja e azeitonas pretas. Simplesmente divino.

Depois foi a vez  do tortino di aspargi freschi com fortina alle nocciole. Uma deliciosa massa folhada com aspargos…um sonho!

Com tantas opções, escolher o prato principal foi uma difícil tarefa. Fizemos três escolhas:  o Bavettine al Nero di Seppia con Gamberi e Scampi. Massa leve, saborosa  envolvida com tinta de Lula, lagostim e camarão.

Passamos para o Cerni in crosta di Mandorle Agli Agrumi !! Uma deliciosa crosta crocante em harmonia com a suavidade do cherne. É bom ressaltar que a identidade do Anna são as receitas que mesclam a terra, a montanha e o mar da Itália. Para garantir o sabor e a qualidade dos pratos, os frutos do mar e os peixes, como robalo e cherne, são comprados diariamente.

Um detalhe, as louças da casa são preciosidades encontradas em antiquários.

E finalmente o Raviolli di Vitello al Sugo d’ Arrosto! O Ravioli de vitela com molho de tomate assado é recheado no momento do pedido.

Para encerrar essa noite tão especial, o sorvete de baunilha gratinado com zambaione ao Porto. Servido em cesta de biscoito de amêndoa, crocante e imperdível para quem fora ao Anna.

A outra opção, o sorvete de iogurte com morangos frescos, mirtilos e amoras com calda de balsâmico!!  Sensacional !!! E como não podia deixar de ser os sorvetes servidos no Anna são artesanais e preparados na casa.

Todo o esmero com a culinária rendeu ao restaurante o diploma e prêmio da Accademia Italiana della Cucina, concedido aos restaurantes que contribuíram de modo significativo na valorização e divulgação da autêntica cozinha italiana; e o prêmio Bib Gourmand, do Guia Michelin, que destaca os melhores restaurantes da cidade.

Um reconfortante chá de capim limão com os biscoitos de amêndoas preparados na casa para concluir uma noite incrível. Sabores inesquecíveis!

Uma informação importante:  A casa não trabalha com cartões de débito e crédito.

Não demore muito para conhecer o Anna Restaurante, você não tem ideia do que está perdendo.

Serviço:

Anna Restaurante
Restaurante clássico, especializado em receitas artesanais de frutos do mar, massas e sobremesas italianas.
Enderço: Av. Epitácio Pessoa, 214 – Ipanema, Rio de Janeiro 
Telefone: 21 2529-8810
Ste: www.annarestaurante.com.br
Compratilhe com seus amigos:

Comentários