Gastronomia

11/07/2017

L’Ulivo, Cucina e Vini, os sabores das trattorias italianas no coração de Copacabana!

Quem passa pela Rua Miguel Lemos, em Copacabana, já deve ter reparado o movimento na porta. Os legítimos sabores das trattorias italianas atraem os paladares mais exigentes.  A casa, aberta há menos de um ano, é comandada por Renato Ialenti, chef  que prima pelos autênticos ingredientes.

A escolha do nome, L´Ulivo, em italiano, refere-se à oliveira, árvore que produz o azeite de oliva, um dos ingredientes fundamentais na saborosa culinária mediterrânea, e símbolo de força e vida.

A TV Sommelier foi conhecer um pouco mais dessa gastronomia que traz o espírito das trattorias italianas para o Rio de Janeiro.

A massa é feita artesanalmente pelo chef Renato Ialenti.  Cuidadosamente ele prepara as delícias que serão servidas. E nós flagramos este momento.

As massas do L'ulivo! Logo mais a matéria completa vai estar no ar!!

Publicado por TV Sommelier em Terça, 11 de julho de 2017

A origem do chef Renato Ialenti influencia diretamente na produção do cardápio da casa.

Nascido em Roma e criado na Umbria, região central da Itália, Renato é também sommelier,  reconhecido por guias de excelência do setor gastronômico como o Gambero Rosso e o Guia Michelin.

O cardápio de Inverno

O chef Renato convidou a TV Sommelier para experimentar alguns dos pratos do cardápio de inverno. Vamos compartilhar essas delícias com vocês.

Nós entramos na cozinha do chef para mostrar tudo, da preparação até ir pra mesa.

Polenta taragna, com trigo sarraceno, cogumelos e linguiça toscana! Tudo preparado pelo chef Renato Ialenti. Confira!

Publicado por TV Sommelier em Terça, 4 de julho de 2017

Polenta Taragna. Delícia com cogumelos Cardoncelli, Porcini e Shitake, linguiça toscana e lardo di colonnata

Pra começar, a Polenta Taragna. Delícia com cogumelos Cardoncelli, Porcini e Shitake, linguiça toscana e lardo di colonnata (R$ 45).

O Chef indicou o vinho perfeito para harmonizar com os pratos. Vitiano Falesco, da Umbria, vinho de aroma intenso e frutado, com elegantes notas de frutos vermelhos frescos. Um corte de 3 uvas bem equilibradas, 34% Sangiovese, 33% Merlot e 33% Cabernet Sauvigon.

Ciriole con cardoncelli, pomodorini e peperoncino com o vinho Vitiano Falesco

A pasta, um delicioso Ciriole con cardoncelli, pomodorini e peperoncino. Massa artesanal feita apenas com água e farinha, típica da região da Umbria, com cogumelos Cardoncelli, tomate cereja e pimenta calabresa (R$ 48);

Ciriole con Cardoncelli, Pomodorini e Peperoncino – massa artesanal feita apenas com água e farinha, típica da região da Umbria, com cogumelos Cardoncelli, tomate cereja e pimenta calabresa.

Publicado por TV Sommelier em Terça, 4 de julho de 2017

Ciriole con cardoncelli, pomodorini e peperoncino

A carne, um prato que está no cardápio em todas as estações. O Agnello in Crosta di Erbe con Carciofi fritti, um lombo de cordeiro em crosta de ervas finas e alcachofras empanadas. Uma maravilha…

Mais um delicioso prato preparado pelo chef Renato Ialenti.Agnello in crosta di erbe con carciofi fritti – lombo de cordeiro em crosta de ervas finas e alcachofras fritas! Uauuu!

Publicado por TV Sommelier em Terça, 4 de julho de 2017

Agnello in Crosta di Erbe con Carciofi fritti

Para a sobremesa, Tortino de ricota feito com 50% de leite de búfala e 50% de leite de vaca. A calda é de frutas vermelhas.

Tortino de ricota

Os principais ingredientes utilizados por Renato Ialenti preservam a riqueza da cucina contadina, uma cozinha italiana do campo, com viés popular. Este respeito pelo modo de preparo dos alimentos rendeu ao L’Ulivo uma certificação de procedência Italiana da Câmara de Comercio da Itália no Brasil atestando a legitimidade de seus pratos.

Não poderíamos de deixar de falar na Márcia Oliveira, casada com Renato há dez anos, e que comanda a gestão da casa. Ela esbanja simpatia aos que chegam ao L’Ulivo.

Dini SAnt’Anna, Márcia Oliveira e o chef Renato Ialenti

Renato e Márcia formam uma grande dupla. E foi um enorme prazer ter essa noite tão agradável na companhia deles.

 

Compratilhe com seus amigos:

Comentários