Gastronomia Notícias Viagens

18/09/2016

Conheça Niterói, o melhor da gastronomia e Turismo na cidade de Araribóia!

O melhor de Niterói é a vista do Rio de Janeiro. Será? A piadinha, tão antiga quanto Araribóia, o índio fundador da cidade, esconde o que Niterói tem de mais encantador.  A TV Sommelier atravessou as águas da Baía de Guanabara para  mostrar o que Niterói tem de melhor em hotelaria, turismo e gastronomia.

Nossa primeira parada foi na Gruta de Santo Antonio. Fomos recebidos pela simpática família Henriques. O restaurante de culinária portuguesa é cuidadosamente  administrado por D. Henriqueta e seus dois filhos, Marcelo e Alexandre.

Veja o vídeo:

Pra começar,  delicioso pão saloio, conhecido também como pão da roça. Em Portugal, é produzido por moradores do campo, em aldeias nos arredores de Lisboa. E,  aqui em Niterói, esse tradicional sabor lusitano é preparado sob a supervisão de D. Henriqueta.

Saloio

Gruta de Santo Antônio: Pão Saloio

 

Na sequência, outra maravilha da Gruta de Santo Antônio. Pastel de Nata de bacalhau.

Gruta de Santo Antônio - Pastel de nata

Gruta de Santo Antônio – Pastel de nata

E as delícias vão se sucedendo… Um polvo grelhado… de comer agradecendo aos céus.

Polvo

Gruta de Santo Antônio – Polvo Grelhado

O tradicional  arroz de pato mantém lá em cima o nível de gostosuras: irresistível

A tarde não havia acabado quando chegou à mesa o  Bacalhau à Lagareira.  lombo assado no azeite extra virgem, molho de cebolas, alho e servido com batatas ao murro. Na companhia de vinhos selecionados na adega da casa.

Bacalhau

Gruta de Santo Antônio – Bacalhau à Lagareira

 

Adega Climatizada (320 rótulos e mais de 3000 garrafas, entre eles os melhores vinhos portugueses.

Veja o vídeo:

Doces portugueses encerraram a maravilhosa tarde na Gruta De Santo Antônio.  Recepção carinhosa e saborosa.

Foi difícil sair de lá. O carinho da Família Henriques e as delícias portuguesas me farão voltar em breve.

 

D Henriqueta e Dini

Gruta de Santo Antônio – D. Henriqueta Henriques e Dini Sant’ Anna

 

Nosso roteiro segue  pela belíssima ex-capital Fluminense. No caminho para o H Niterói Hotel, um  belo entardecer. E outras boas surpresas estavam por vir.

O H Niterói Hotel fica na orla do Ingá, ao lado da praia de Icaraí. Na suíte, no 19º andar,  vista emocionante do anoitecer, ambiente elegante e confortável. Hotel  4 estrelas, avaliado pelo TripAdvisor como o número 1 da cidade.

 

Suite H Niteroi

H Hotel Niterói – Suíte 19º andar

Privilegiado por uma vista imbatível, o Deck Bar fica na cobertura do hotel.

 

Caipirinha no Deck bar

H Hotel Niterói – Deck Bar

O jantar é no aconchegante Restaurante Olimpo. É mais um projeto com a grife Oscar Niemeyer, decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard. O Olimpo fica em uma das áreas mais privilegiadas de Niterói, de frente para a Baía de Guanabara. Contato direto com o mar e a natureza, localizado na estação Hidroviária de Charitas. Vista  fascinante, perfeita. O cardápio é dos deuses, criações do Chef Daniel Holanda !

Veja o vídeo:

Opções variadas, especiais e exclusivas. Uma cuidadosa seção de vinhos também faz a honra da casa.

olimpo 1

Olimpo – Involtini Thay – Rolinho de massa de arroz com pastrami, maçã verde, alface, cream cheese e geléia de tabasco.

olimpo 2

Olimpo – Cavaquinha ao Prosecco, servida com arroz cremoso de passas

 

olimpo 3

Olimpo – Pirarucu Prime: Lombo de pirarucu grelhado, purê de baroa, farofa crocante de castanha do Pará e moquequinha de camarão.

 

olimpo 4

Olimpo – Lombo de Cordeiro en Crôute: Lombo de cordeiro com crosta de amêndoas e tomilho, polenta cremosa com queijo gouda e molho de casais

 

olimpo6

Olimpo – Pudim de Pistache

O Sábado começa com um revigorante café da manhã no H Niteroi Hotel.

Mesa cafe

H Hotel Niterói – Café da Manhã

Paes

H Hotel Niterói – Pães café da manhã

A hora do almoço nos apresenta ao Domum Restaurante. A casa fica ás margens da movimentada Rodovia Niterói-Manilha, na vizinha São Gonçalo, caminho para a região dos lagos. Para quem aprecia uma boa carne, é parada obrigatória.  Nesta entradinha especial, camarões se exibem em dadinhos de Tapioca.

Dadinhos de Tapioca com camarao

Domum – Dadinhos de Tapioca com Camarão

Receitas com um toque contemporâneo, preparadas com uma seleção de cortes nobres, peças de primeira linha. Nós escolhemos o Chorizo e a Picanha, um sabor fantástico e deliciosamente macios.  Maravilhas sob o comando do Chef Flávio Carraco.

Veja o vídeo:

Domum

Domum – Cortes especiais, Chorizo e Picanha

O Domum também oferece uma bela carta de cervejas nacionais e importadas.

Nossa peregrinação gastronômica foi tão intensa e tão boa que decidimos ficar mais uma noite em Niterói.

E aí, mais uma agradável  surpresa. O Hotel Best Western Plus Icaraí nos recebeu muito bem. Um lugar aconchegante  e com boas novidades no Ramo da hotelaria.

Veja o vídeo:

O Best Western Plus Icaraí  tem um conceito sustentável e cuida dos seus hóspedes com muito carinho. Uma das parcerias é com a Trousseau, com cardápio de travesseiros para garantir uma noite tranquila e confortável.

A noite do sábado pediu  uma culinária oriental. Então fomos ao Gendai, no Jardim Icaraí. Os restaurantes em Niterói – sob a administrado de Magali Simões Corrêa e Fernando Pegolo  –  são líderes no segmento. O Gendai, mesmo integrando uma rede de  franquias fundada há 24 anos em São Paulo, é o único que tem em sua bandeira a categoria Premium. Com a gentileza da Cristina e do José Augusto, experimentamos os deliciosos pratos do Gendai que mais parecem obras de arte.

Começamos com o Carpaccio de wagyu, uma das carnes mais caras do mundo, que chega a ser vendida por até US$ 1.000 o quilo no Japão.

Veja o vídeo:

Gendai 1

Gendai – Carpaccio de Wagyu

Gendai 5

Gendai – Tempura de Camarão

Gendai 2

Gendai – Ninho de Wagyu com Gengibre Frito

 

Gendai 6

Gendai – Ichigo Oz

Ainda pudemos fazer uma deliciosa degustação de saquê. Veja o vídeo:

E provar o Drink de Plum Dew! Criação da casa com o licor de ameixa japonesa! Veja o vídeo:

Acordamos  e antes de sairmos para passear pela linda cidade de Niterói,  desfrutamos do café da manhã do Best Western Plus Icaraí .

Veja o vídeo:

Boa comida,  recepeção de qualidade nos hotéis  e restaurantes fantásticos. E o fim de semana pra ser inesquecível, teria mesmo que terminar ao entardecer no Parque da Cidade, com aquela certeza de que voltaremos em breve. Acompanhe as transmissões ao vivo na fanpage da TV Sommelier.

Vista Niteroi

Compratilhe com seus amigos:

Comentários