Viagens

13/07/2017

Petrópolis, a Cidade Imperial e suas atrações, confira aqui o nosso roteiro!

 

É sempre um prazer estar em Petrópolis. Imponente, imperial, tradicional. No alto da serra, Petrópolis, se mantém íntegra, convidativa para passeios simples e inesquecíveis. A TV Sommelier teve o prazer de um fim de semana dos mais agradáveis, com diversão,  cultura e excelente gastronomia. O frio de Petrópolis é o combustível ideal para a intensa programação cultural da cidade. Petrópolis  recebe três festivais ao mesmo tempo. O Festival de Inverno, com uma vasta programação cultural,  o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes,  e o Serra Wine Week.

Subimos a serra na expectativa de encontrar as temperaturas dignas de um inverno quase europeu.

No final da tarde, no centro da cidade, os relógios já indicavam que o friozinho ia apertar. Chegamos e fomos direto ao hotel.  E que surpresa agradável.

Depois de 45 anos anos fechado, o prédio  passou por uma reforma e resgatou as principais características arquitetônicas da década de 1930.  Um minucioso trabalho que devolveu ao setor turístico o glamour do imóvel, onde também já funcionou um cassino. Um resgate da imponência do cenário petropolitano.

Vamos passear por Petrópolis, região serrana do Rio. Por dois dias você vai poder acompanhar opções de gastronomia, lazer e diversão. Neste fim de semana, três festivais movimentam a cidade: Fetival de Fondue, Raclete e Caldos, Festival de Inverno e o Serra Wine Week. Vamos começar!

Publicado por TV Sommelier em Sexta, 7 de julho de 2017

Localizado no coração do Centro Histórico, em frente ao Obelisco, Museu Imperial e Theatro D. Pedro, o Grande Hotel tem a fachada e a recepção tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Grande Hotel Petrópolis tem uma arquitetura belíssima. À noite, a iluminaçao valoriza mais os seus traços! Detalhe para a recepção e os lustres restaurados.

Publicado por TV Sommelier em Sexta, 7 de julho de 2017

Bem instalados, fomos apreciar a abertura do 17º Festival de Inverno de Petrópolis com o concerto da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO e a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, na Catedral de São Pedro. Belíssimo espetáculo !

Festival de Inverno de Petrópolis. Concerto da Orquestra Cesgranrio e Meninos Cantores de Petrópolis, na Catedral de São Pedro!

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

 

Seguimos para desfrutar da gastronomia petropolitana. Chegamos ao  Clube do Filé, um dos participantes do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes,  e também do Festival Serra Wine Week, que oferece descontos em rótulos de vinhos selecionados.

Para começar, provamos a punheta de bacalhau com torradas. Na sequência, para aquecer, um delicioso creme de ervilha.

Clube do Filet, Punheta de Bacalhau

Clube do Filet, Caldo de Ervilha

A casa, uma filial  do restaurante de Itaipava, estava cheia e o prato mais pedido naquela noite era o fondue de carne. Não poderíamos deixar de provar. E mais saudável! O fondue de carne, no Clube do Filet, é cozido num delicioso caldo em vez de óleo e fritura. São 6 molhos para envolver as lascas de mignon, entre eles curry, queijo, molho madeira e chutney.

Delícias que dão um toque especial à noite fria.

O fondue de carne e o chef Alceu dos Santos!

Publicado por TV Sommelier em Sexta, 7 de julho de 2017

Com a temperatura de apenas 1 dígito, aproximadamente 8 graus, voltamos ao Grande Hotel Petrópolis.

Depois de uma noite de sono revitalizante, baterias recarregadas, despertamos para mas um dia cheio de atividades. E  nada melhor do que um bom café da manhã para dar energia!

Grande Hotel Petrópolis, delícias do café da manhã

Depois do café, um passeio pelo centro histórico de Petrópolis, a cidade das hortênsias. O destaque é o Museu Imperial, atração para turistas de todos os cantos do Brasil e do exterior.

E ali mesmo,  nos jardins do Museu Imperial de Petrópolis, encontramos o aconchegante Duetto‘s Café e Bistrô .

Passeando pelo Museu Imperial. Rumo ao fondue de queijo e de chocolate do Duetto's Café e Bistrô, no jardim do Palácio!

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

 

Sentamos perto da charmosa lareira que costuma aquecer as noites mais frias. Aceitamos a sugestão da casa: a dupla fondue de queijo e fondue de chocolate. O fondue de queijo surpreendeu as melhores expectativas. Para acompanhar, muito mais do que pedaços de pão. Lascas de migon, salsicha alemã, brócolis, tomatinhos e um delicioso pãozinho artesanal. Tudo para mergulhar festivamente naquela mistura cremosa de queijo.

O Fondue de Queijo!! Os acompanhamentos ultrapassaram a expectativa dos carboidratos!! Filet, salsicha alemã, brócolis, tomatinhos e um pão artesanal!

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

Duetto’s, Fondue de Queijo

A sobremesa, o delicioso fondue de chocolate, acompanhado de pão de mel, casadinhos de goiabada, suspiro, morangos e uvas nos fizeram ficar por ali, mais tempo saboreando aquelas delícias… Parecia que o tempo tinha parado, mas tínhamos que continuar com a nossa missão… mostrar tudo e um pouco mais de Petrópolis.

Suspiro, pão de mel, morangos, uvas e o fondue de chocolate !

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

Duetto’s, Fondue de chocolate

Seguimos para o Hotel Arcádia, bem ali no coração de Itaipava, ao lado de um Parque Municipal e pertinho do sempre atraente comércio local.

Chegando em Itaipava para curtir a noite por aqui!

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

Malas guardadas… seguimos ao encontro da amiga Reg Murray e mais um excelente programa. Reg nos convidou para ir ao Locanda na Roça, primeiro arraiá na Locanda de La Mimosa.

A festa foi organizada pela Cool Produções que cuidadosamente deixou tudo impecável, decoração temática, atrações musicais, barraquinhas de jogos para crianças, correio do amor e comidas típicas.

Destaque para a ala dos comes elaborada pelo chef Danio Braga e sua equipe, receitas tradicionais como salsichão, milho verde, pipoca, canjica, arroz carreteiro, além de doces juninos.  Para beber, o tradicional quentão e uma perfeita seleção de vinhos.

Festa Julina na serra!! Anarriê! Locanda De La Mimosa!

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 8 de julho de 2017

Em Itaipava, o chef Sormany Justen nos aguardava no Il Perugino, casa comandada por ele há 13 anos. Especializada na gastronomia italiana, o restaurante também exibe uma adega com ótimos vinhos.

Il Perugino pelo chefe Sormany Justen

Publicado por TV Sommelier em Domingo, 9 de julho de 2017

Começamos essa experiência no Il Perugino com duas tradicionais iguarias da culinária italiana. A Polenta com molho de Parmesão e chips de Presunto de Parma.

Il Perugino, Polenta com molho de Parmesão e chips de Presunto de Parma

E o Arancino, bolinho de Risoto Siciliano recheado com Ragu de Carne e Burrata,

Il Perugino, Arancino, bolinho de Risoto Siciliano recheado com Ragu de Carne e Burrata

O segundo prato, uma massa feita na casa,  Gnocchi di Patate con Gamberi e vellutata di Formaggio, nhoque de Batata com Camarões e creme de Queijo!!

Il Perugino, nhoque de Batata com camarões e creme de queijo

O Codino di Bue disossato con Polenta morbida e Crescione, ou Rabada desossada com Polenta mole e Agrião, foi o prato de carne escolhido para finalizar.

Il Perugino, Rabada desossada com Polenta mole e Agrião

E a sobremesa, um doce tradicional italiano, o Tiramisú.

Il Perugino, Tiramisú

Que dia agradável que passamos em Petrópolis. A cidade é cheia de atrações para todos os gostos. Hora de descasar, o domingo está por  vir!

Bateu aquela preguiça na domingueira. E o friozinho foi um detalhe a mais para ficar na cama até mais tarde.

Mas ainda precisávamos fazer muita coisa antes de descer a serra.  Então vamos lá! Pulamos da cama e partimos para uma volta no Parque Municipal de Itaipava, ar puro e uma boa caminhada para ajudar a manter a forma.

Um passeio até o hortomercado para comprar produtos fresquinhos, direto da horta.  Destaque para as flores e as orquídeas …

Flores do Hortomercado

A hora de ir embora está chegando. Mas antes, uma passada no Don Bistrô para um delicioso almoço na companhia do casal Reg e Marcelo. Começamos com o couvert da casa e um steak tartare preparado nos moldes tradicionais.

Almoço de domingo em ótima companhia!

Publicado por TV Sommelier em Domingo, 9 de julho de 2017

 

Fomos recebidos pelo proprietário do Don Bistrô, o Marcelo Florencio, que como sempre nos proporcionou momentos agradáveis junto com a boa gastronomia da casa.

 

Nossos pratos no almoço no Don Bistrô!

Publicado por TV Sommelier em Domingo, 9 de julho de 2017

 

Cada um de nós escolheu um prato:

Paleta de cordeiro com risoto de abobrinha

Don Bistrô, Paleta de cordeiro com risotto de abobrina!

Risoto de cordeiro

Don Bistrô, Risoto de Cordeiro

Escalopinho de mignon com arroz a piamontese

Don Bistrô, Escalopinho de mignon com arroz a piamontese

Medalhão com batata rostie

Don Bistrô, Medalhão com batata rostie

O Don Bistrô tem uma grande opção de rótulos com ótimos preços. Nós escolhemos os dois vinhos abaixo.

Don Bistrô, adega

 

 

Sobremesa

Profiteroles

Don Bistrô, profiteroles

Pudim de café

Don Bistrô, Pudim de Café

Mais um fim de semana inesquecível em Petrópolis e região. Voltar é preciso porque sempre temos muitas opções de lazer e gastronomia em Petrópolis e seus distritos.

Compratilhe com seus amigos:

Comentários