Dicas e curiosidades Notícias Viagens

12/01/2018

Bento Gonçalves: Vinícola Barcarola e Vinícola Salvati e Sirena !

 

 

A TV Sommelier foi até Bento Gonçalves  conhecer algumas vinícolas familiares. Entre elas a Vinícola Barcarola e a Salvati e Sirena.

A história dos irmãos César e Marcelo Petroll, daVinícola Barcarola, é encantadora. Os dois apostaram num sonho e seguiram com o negócio da família, originária da cidade de Cimone, Província de Trento, norte da Itália.  Nesta cidade, a família Petrolli cultivava vinhedos e produzia vinhos. Em 1877, parte da família decidiu emigrar para o Brasil em busca de novas oportunidades.

Hoje, a vinícola está localizada  no Vale dos Vinhedos, principal rota enoturística do  Brasil. São  10 hectares das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Teroldego, Lagrein, Rebo, Marzemino, Pinot Noir e os brancos Chardonnay e Moscato. As vinhas são conduzidas em espaldeira, expondo todas as folhas aos raios solares. A produção é severamente controlada e não ultrapassa os 2Kg por planta.

Vinícola Barcarola

Vamos conhecer um pouco mais da história da Família Petrolli? Veja o vídeo:

Dois irmãos e uma bela história de vinhos! Vinícola Barcarola! César e Marcelo Petrolli.

Publicado por TV Sommelier em Sábado, 23 de dezembro de 2017

 

Vinícola Salvati e Sirena

Partimos para a Salvati e Sirena. Lá  fomos recebidos pelo simpático Silvério Salvati que sempre sonhou em  construir  uma vinícola familiar, fugindo das produções industriais. O lema da vinícola é criar vinhos únicos, que ao serem apreciados demonstram  a dedicação e o carinho da produção artesanal.

Uma das uvas cultivadas nas terras da Salvati e Sirena é a Peverella. Primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa,  da região do Vêneto, na Itália.  A palavra Peverella é originária de ‘pevero’, que do dialeto para o português significa pimenta.

Seu sabor sabor levemente picante na ponta da língua  confere o nome à variedade. Esta uva foi resgatada pela Vinícola por seu caráter histórico-cultural e diferencial.

Assista ao vídeo e conheça a Salvati e Sirena:

Salvati e Sirena é uma vinícola boutique que fica no Caminho de Pedra, em Bento Gonçalves! Venha conhecer um pouco mais assistindo a entrevista com Silvério Salvati !

Publicado por TV Sommelier em Sexta, 22 de dezembro de 2017

 

 

Compratilhe com seus amigos:

Comentários